terça-feira, 1 de março de 2011

Caixa de tampinhas

Há já algum tempo que andava a guardar tampinhas para fazer este trabalho, consegui arranjar estas com a minha grande amiga Alice (um dia destes mostro um presente lindo que ela me deu neste Natal). Aqui está o resultado final: uma caixa com estabilidade suficiente para levar livros, revistas, brinquedos ... esta, por enquanto, é a caixa das pinturas e lápis do Jota (costumo guardar as caixas de cartão dos cereais e papas de bébé para fazer moldes dos trabalhos e para o Jota pintar). A ideia original foi tirada da net e vou tentar explicar como fiz.

Começamos pelo fundo da caixa, furando em cada um dos quatro lados as tampinhas interiores para o trabalho que se deseja: este trabalho é de 10 x 10 tampas, começa-se de fora para dentro, prendendo com arame ou fio de nylon (eu primeiro fiz com nylon mas os nós estavam sempre a deslaçar por isso fiz um novo fundo com arame), depois junta-se as tampinhas do interior do fundo em filas e quando chegar à ultima fila, cruza-se para voltar a passar na tampa mas no sentido contrário.


fica assim o fundo no avesso

assim do direito:
Depois furam-se por cima, com dois furos, as tampas que estão no exterior do fundo.

Eu utilizei um pirógrafo para fazer os furos mas serve um ferro de soldar, é necessário ter cuidado que uma queimadura com qualquer um destes objectos é dolorosa. Devem-se retirar as rebarbas do plástico com uma faca ou x-acto.

Furam-se depois as tampas com dois furos por cima excepto a última fila que vai levar 2 furos de lado para se fazer as paredes da caixa, eu fiz 15 tampas de altura.

Com um arame dobrado ao meio começa-se colocando em cado lado do arame duas tampas daquelas que são furadas de lado, depois 1 (juntando os dois arames) das furadas com furos por cima e depois segue-se com uma de cada lado das furadas por cima e assim por diante até à altura pretendida.



nesta altura coloca-se um lado do arame num dos furos das tampas do fundo e dá-se a volta por baixo da tampa e sobe por um furo da tampa ao lado e vai subindo juntando uma tampa ou apanhando a tampa do lado conforme for o caso.

(os esquemas não estão bem feitos mas espero que dê para perceber), continua-se com um dos lados do arame para um dos lados do trabalho e depois quando acabar continua-se com o outro lado. Vai ficando assim:

agora um pormenor de como o trabalho evolui:

É necessário ter cuidado com as emendas, fazendo na parte de baixo do fundo para não ser visiveis do direito do trabalho e bem arrematadas não vá o arame fugir, não manusear muito o arame para este não moer e partir (fala a experiência!!!). Como só utilizei tampinhas brancas, não fiz desenhos mas podem-se criar padrões com diferentes cores de tampinhas ou até mesmo pintar com tinta spray.

É um trabalho engraçado de se fazer, bom para reciclar as tampinhas, serve de arrumação e, principalmente, deu-me imenso gosto de fazer.

1 comentário:

  1. What a great idea for using recycled items to make the basket. And i am sure the information about how you put it together will be helpful to anyone wishing to attempt one.

    ResponderEliminar